Conheça o Sistema

O sistema escolar abrange diversas funcionalidades integradas que auxiliam na gestão pedagógica e administrativa.

A seguir estão organizadas as principais funções – desde o processo de Conselho de Classe em suas etapas, até Entrega de Boletins, Gerenciamento de Ocorrências, Controle de Faltas Justificadas e geração de Relatórios Diversos – com uma descrição de como cada uma opera no contexto do sistema.

Assista ao vídeo para entender melhor como funciona o sistema.

Conselho de Classe

O Conselho de Classe no sistema é estruturado em três etapas sequenciais: Pré-Conselho, Conselho (reunião principal) e Pós-Conselho. Cada fase conta com suporte específico da plataforma, garantindo um acompanhamento completo do desempenho dos alunos e decisões tomadas ao longo do processo.

Pré-Conselho

No pré-conselho, cada aluno responde a um questionário dividido em quatro blocos. Três blocos são de autoavaliação numérica, com questões definidas pela escola, e um bloco é descritivo. Essa organização garante uma visão completa do desempenho e do contexto do estudante. A média das notas para cada bloco ficam registradas no sistema e podem ser consultadas durante o conselho oficial, assim como as respostas descritivas da Autoavaliação do Aluno e da Turma. A avaliação da Escola fica restrita para visualização do perfil "Diretor".

  • Autoavaliação do Aluno: Questões sobre rendimento acadêmico, participação em aula, comportamento e esforço pessoal, promovendo autoconsciência.
  • Avaliação da Turma: Percepções do aluno sobre cooperação entre colegas, clima de sala e disciplina coletiva.
  • Avaliação da Escola: Opiniões sobre infraestrutura, suporte dos professores, equipe pedagógica e metodologias de ensino.

Veja exemplo nas imagens abaixo:
BLOCO 1 – Desempenho Estudantil BLOCO 2 – Avaliação Comportamental
Bloco 1 – Desempenho Estudantil

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Bloco 2 – Avaliação Comportamental

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BLOCO 3 – Participação e Envolvimento BLOCO 4 – Avaliação Descritiva
Bloco 3 – Participação e Envolvimento

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Bloco 4 – Avaliação Descritiva

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Conselho (Reunião Principal)

A reunião central em que a equipe pedagógica (professores, coordenação, direção) analisa o desempenho de cada aluno, com base em dados consolidados. O sistema disponibiliza, numa única interface, todas as informações relevantes:

  • Histórico de Conselhos Anteriores: Resultados e decisões de reuniões passadas referentes ao aluno.
  • Respostas do Pré-Conselho: Autoavaliações e avaliações da turma/escola feitas pelo aluno.
  • Faltas Justificadas no Período: Total de faltas justificadas no trimestre ou período vigente.
  • Ocorrências Registradas: Quantitativo de ocorrências disciplinares ou pedagógicas no período.
  • Avaliação por Descritores: Critérios qualitativos definidos pela escola (participação, comportamento, aproveitamento etc.).
  • Foto do Aluno: Facilita a identificação imediata do estudante.

Com esses dados integrados, a equipe pode discutir projetos de reforço, orientações específicas, contatos com famílias e registrar todas as deliberações para referência futura.

Interface do Conselho Principal

Veja abaixo, em forma de tabela uma explicação sobre cada campo da tela de Conselho de Classe:

Campo Descrição do Campo
1 Dados Gerais do Aluno Campo que exibe os dados do aluno como Turma e Matrícula, além de informar o ano e período do Conselho sendo realizado.
2 Foto do Aluno Exibição da foto do aluno - elemento fundamental especialmente em escolas com alta rotatividade de professores, várias turmas ou ainda para melhorar a assertiva em relação ao aluno que está em discussão.
3 Nome do Aluno Exibe o nome do aluno que está em discussão no alto da tela.
4 Grade para Análise Individual A Grade de análise individual é composta pelas linhas conforme os Descritores definidos pela escola, podendo a escola definir quantos serão. Cada linha corresponde a um descritor (os descritores serão exibidos no item 11). As colunas correspondem às disciplinas existentes para a turma em que está ocorrendo o Conselho de Classe. Assim, assinala-se o descritor para a disciplina. O preenchimento dessa grade pode ser feito de 2 maneiras: a primeira é a partir do usuário com perfil pedagógico ou diretor na própria tela; a segunda é o preenchimento instantâneo pelos professores a partir de seus celulares ou computadores, cada qual em sua disciplina. Na segunda maneira, os perfis pedagógico ou diretor apenas preenchem as lacunas que ficaram (caso exista algum professor faltante) e enviam os dados ao banco de dados. No manual do usuário é detalhado sobre ambas as formas.
5 Conselhos Anteriores Para cada aluno é exibido todos os conselhos feitos para esse aluno enquanto ele foi aluno da referida escola. Esse campo é significativo para avaliar o progresso do estudante ao longo de seu percurso e auxiliar ao corpo escolar na tomada de decisões.
6 Pré-Conselho O campo de Pré-Conselho exibe todos os pré-conselhos feitos pelo aluno na respectiva escola, exibindo duas perguntas descritivas respondidas por ele (opcional): “O que tenho a dizer sobre MIM (como estudante)”; “O que tenho a dizer sobre MINHA TURMA”. Além de exibir a média obtida para cada um dos blocos de sua autoavaliação (Desempenho Estudantil; Avaliação Comportamental; Participação e Envolvimento).
7 Plano de Ação Os campos que compõem o Plano de Ação não são de preenchimento obrigatório, de tal forma que o usuário poderá preencher nenhum campo, apenas um ou quantos desejar. Os alunos que possuírem algo preenchido em qualquer um desses campos irão ser exibidos em tela específica para a escola visualizar e gerenciar ações de pós-conselho.
8 Faltas/Ocorrências Esse campo exibe o quantitativo numério de faltas e ocorrências (pedagógicas e em sala) que o aluno teve durante o período que está sendo avaliado (1º Trimestre, 2º Trimestre... ).
9 Família Esse campo é reservado para exibir informações repassadas pela família sobre o estudante no momento da entrega de boletins anterior (essas informações poderão ser controladas pelos perfis diretor e pedagógico quais serão exibidas durante o Conselho de Classe).
10 Pontuação CC Esse campo possibilita o lançamento de Pontos que o professor pode dar ao aluno no Conselho de Classe (esses pontos ficam registrados em Ata e devem ser lançados no sistema de gerenciamento de notas utilizado pela escola).
11 Descritores Esse campo é informativo, pois exibe a legenda (letra e descritor correspondente) para a aplicação na grade da Análise individual.
12 Botões de Ação
    Os botões de Ação são compostos por:
  • Voltar – Volta à página de seleção de turma (quando é concluído o conselho de uma turma, faz-se clique nesse botão para selecionar outra turma para o Conselho de Classe);
  • Salvar – Quando as informações do aluno estão lançadas na tela, basta clicar em Salvar para enviar os dados do conselho ao banco de dados;
  • Anterior e Próximo – Servem para navegar entre os alunos da turma (os alunos são exibidos em ordem alfabética dentro de sua turma);
  • Responder Avaliação da Turma – A qualquer momento, antes, durante ou ao final do Conselho, é possível fazer a avaliação geral da turma por parte dos presentes no Conselho de Classe;
  • Gerar Atas – Após finalizar o conselho de uma turma, basta clicar em um dos botões de gerar ata. São diferentes modelos de ata existentes, a escola poderá escolher um modelo que melhor atenda suas necessidades.

Pós-Conselho

Após a reunião, o sistema oferece recursos para acompanhar e documentar as decisões e informações geradas. Veja na imagem abaixo uma das telas para gerenciamento do Pós-Conselho. Além do gerenciamento, é possível impressão das demandas do conselho por meio de relatório específico

Recursos do Pós-Conselho

Entrega de Boletins

A entrega de boletins pode ser acessada pelo computador dos professores autorizados pela escola. O professor seleciona a turma e serão exibidas as seguintes informações:

  • Conselhos de Classe: Além do último conselhos, todos os anteriores.
  • Pré-Conselhos: A auto avaliação feita pelo aluno nos pré-conselhos.
  • Coleta de Informações da Família: Formulários para registrar dados e observações fornecidos pelos responsáveis.
  • Foto do aluno: A foto do aluno tende a facilitar no momento da entrega dos boletins, especialmente quando feita para algum membro da família e o aluno não está presente.

Veja a imagem abaixo:

Tela de Entrega de Boletins

Gerenciamento de Ocorrências

Ferramenta para documentar incidentes comportamentais ou pedagógicos, acessível a professores (opcional) e coordenação:

  • Registros de Ocorrências Setor Pedagógico: Acessível para registro e gerenciamento de ocorrências dos alunos. Gerenciamento por status entre finalizada ou aberta. Disponível relatórios com filtros para impressão
  • Registro de Ocorrências em Sala: Caso a escola queira, pode habilitar acesso aos professores fazerem pequenos registros de ocorrência em suas aulas.
  • GERENCIAMENTO EM UM SÓ LOCAL: O acesso às ocorrências serão gerenciadas pelos perfis pedagógico e diretor. O professor somente visualiza as ocorrências que ele mesmo registrou (não visualiza dos demais professores)

Veja a imagem abaixo:

Tela de Gerenciamento de Ocorrências

Gerenciamento de Faltas Justificadas

Permite filtrar e listar ausências justificadas com detalhes de duração, motivo e distribuição:

  • Registro de Faltas: Datas de início e fim, motivo padrão (Atestado, Jogos, Outro) e campo de detalhamento.
  • Cálculo Automático de Dias Letivos: Conta apenas dias de aula, desconsiderando finais de semana e feriados.
  • Distribuição por Período e Mês: Divide faltas entre trimestres e meses para relatórios precisos.
  • Consulta e Compartilhamento: Filtros por ano, período, turma, aluno ou tipo de justificativa.
  • Exportação: Gera relatórios em PDF, Excel ou CSV para uso externo.

Na primeira imagem, tela para lançar, editar ou excluir registro de faltas (pode ser feito pelo perfil estagiário caso a escola desejar).

Tela de lançamento, edição e exclusão de faltas justificadas

Exemplo de relatório das faltas justificadas (pode ser acessado pelo perfil professor se a escola desejar)

Relatório de faltas justificadas

Relatórios Diversos

Gama de relatórios gerenciais que consolidam informações operacionais:

  • Relatório de Ocorrências: Relatório das ocorrências da escola, com diversos filtros.
  • Relatório de Faltas Justificadas: Total por turma, período ou tipo de justificativa.
  • Relatório de Demandas do Conselho: Checklist de ações propostas, responsáveis e status.
  • Relatório de Respostas do Pré-Conselho: Apanhado de autoavaliações e avaliações de turma/escola para visão institucional.
  • Outros Relatórios: Em desenvolvimento.
Veja abaixo tela para seleção do relatório desejado.

Tela de lançamento, edição e exclusão de faltas justificadas

Em conclusão, o sistema integra Conselho de Classe, interação com famílias, registro de ocorrências e controle de faltas, tudo apoiado por relatórios abrangentes. Essa abordagem moderna promove decisões baseadas em dados e acompanhamento personalizado do aluno.

Acessar o Sistema

Para começar a usar o sistema, siga as instruções abaixo:

Cadastrar a Escola no Sistema Fazer Login no Sistema
Formulário de Cadastro de Escola

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Tela de Login

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Para usar o sistema, primeiro cadastre a escola e aguarde a aprovação do administrador (ver contato abaixo).
Preencha todos os campos do formulário acima — todos são obrigatórios, exceto o CNPJ.
Após o cadastro, o administrador liberará o acesso.
Em seguida, basta realizar o login na tela ao lado.
Após a escola ser aprovada pelo administrador, basta fazer login com a matrícula e senha informados no momento do cadastro.

Após o cadastro, entre em contato com Alfeu Feldmann pelo WhatsApp:
(49) 98805-6460